quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ação educativa alerta condutores para perigo de dirigir alcoolizado

A mistura perigosa bebida e direção será o tema principal da ação educativa que a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) irá realizar nesta quinta-feira (9), a partir das 18h, nos bares da orla, um dia antes da abertura das prévias carnavalescas de João Pessoa. Há três anos, o órgão de transporte e trânsito colocou literalmente o bloco na rua para levar a mensagem de que, tanto o condutor como o pedestre, podem se divertir durante as festas de momo, mas com responsabilidade.

“Ao dirigir alcoolizado, o condutor pode provocar um acidente fatal. Muitas pessoas perdem a vida ou ficam sequeladas em decorrência de acidentes causados pela ingestão de álcool no carnaval. Por isso a importância de realizar ações preventivas”, ressaltou a coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito, Gilmara Branquinho, que acredita na aceitabilidade dessa atividade e na educação como forma de mudar hábitos das pessoas.

Com o slogan ‘Paz no Trânsito’, o bloco carnavalesco, formado por servidores e parceiros, percorrerá os bares e quiosques com objetivo de divulgar a campanha educativa com muita diversão e, ao mesmo tempo, conscientizando a população para um trânsito mais seguro e com menos acidentes. O percurso será do Busto de Tamandaré até o Largo da Gameleira.

Durante a folia, os participantes distribuirão fitinhas brancas simbolizando a paz no trânsito e abanadores com dicas para quem quer brincar o carnaval como segurança, entre elas, preferir ir de ônibus ou táxi se estiver bebendo ou escolher o motorista da rodada para conduzir o veículo.

Festa e responsabilidade – A educadora Gilmara Branquinho falou da importância de reforçar a tese de não dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas, já que essa combinação coloca em risco tanto a vida do condutor quanto a das outras pessoas. “Vamos abordar clientes dos bares da orla e os pedestres explicando a importância da paz no trânsito e a prevenção de acidentes, que tanto faz vítimas em todo o Brasil” esclareceu a coordenadora.

Este ano foram convidados como parceiros da STTrans: Batalhão de Policia de Trânsito (BPTran), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Policia Rodoviária Federal (PRF), Dirigindo Bem (Empresa Especializada em Trânsito), Centros de Formação de Condutores (Auto Escola Bela Vista, Liderança, Livramento e Rainha da Paz),  famílias das vitimas de acidentes no trânsito, Motomar (Honda), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Organizações Não Governamentais (ONG’S) e Porto Seguro.


Fonte: ASCOM/PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário