sábado, 4 de fevereiro de 2012

Sobe para 29 o número de mortos na Grande Salvador


Subiu para 29 o número de mortos na Grande Salvador, de acordo com último boletim da SSP (Secretaria de Segurança Pública) da Bahia divulgado às 7h11 deste sábado (4). Os crimes aconteceram da 0h12 da sexta-feira (3) até a 0h23 deste sábado (4). Das 29 mortes, duas aconteceram na cidade de Madre de Deus, duas em Jaguaripe, e 25 em Salvador.

De acordo com o boletim, do total de vítimas, três eram mulheres. Além dos assassinatos, foram registradas também dez tentativas de homicídios, sete delas na capital baiana.

O número de mortes se torna ainda mais preocupante quando comparado à média de ocorrências da SSP. Em todo mês de dezembro de 2011, na Grande Salvador, a taxa média diária de homicídio foi de cinco.

Entre a sexta e esta sábado na capital e região metropolitana de Salvador também foram registrados 59 roubos a carros.

Pronunciamento
O governador da Bahia, Jacques Wagner, afirmou - em pronunciamento feito em rede estadual de rádio e televisão por volta das 20h da sexta-feira - que a onda de violência que atinge o Estado é resultado da "ação de um pequeno grupo de policiais". Os policiais militares decretaram greve na noite da terça-feira (31).

- Estamos abertos ao diálogo, mas o que não aceito é que um pequeno grupo cometa atos de desordem em alguns pontos do Estado.

Wagner afirmou que está tomando todas as providências para garantir a segurança no Estado e que 12 mandados de prisão já foram emitidos contra os suspeitos de terem organizado e participado dos tumultos.

O governador disse que entrou em contato com a presidente Dilma Roussef, que liberou o apoio de militares. Segundo Wagner, 2.350 militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica já estão na Bahia e outros 600 deverão chegar ao Estado ainda neste sábado.

Comércio fecha as portas
Além das mortes, a onda de violência provocada pela greve da Polícia Militar no Estado da Bahia fez com que o comércio da capital Salvador fechasse as portas mais cedo na sexta. De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários da cidade, Jaelson Dourado, as lojas do centro pararam de funcionar às 17h. Os shoppings de Salvador também fecharam mais cedo.

Segundo Dourado, o sindicato foi informado, ao longo da sexta-feira, de vários casos de vandalismo e assalto contra comerciantes e vendedores.

- Ainda não temos estatística, mas, por exemplo, o Pirajá [bairro da capital] está cheio de problemas. O comerciante é a peça mais vulnerável. Ficamos de cara para a rua.

Ministro visitará a Bahia
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chega em Salvador (BA), por volta das 10h deste sábado. Ele deve encontrar o governador Jaques Wagner na base aérea.

Cardozo irá acompanhado de uma comitiva formada pela secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário