quarta-feira, 26 de junho de 2013

Prefeitura paga salários de junho nestas quinta e sexta-feira

Com um reajuste de 8%, os servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) recebem os salários de junho nesta quinta (27) e sexta-feira (28). O reajuste, acima do valor da inflação, foi anunciado no início deste mês pelo prefeito Luciano Cartaxo e atinge todos os servidores efetivos, exceto o magistério e os fiscais da receita, que tiveram aumento salarial desde o início do ano.

A PMJP está pagando, através da Secretaria de Administração (Sead) duas folhas somente neste mês, já que a primeira metade do 13º salário já foi paga pela gestão municipal no último dia 17. “O prefeito Luciano Cartaxo demonstra preocupação e compromisso com os servidores não só em garantir o pagamento sempre dentro do mês trabalhado, mas também dando um reajuste de 8%. E este mês também antecipamos o pagamento de metade do 13º beneficiando a todos os servidores”, afirmou o secretário Roberto Wagner Mariz Queiroga.

De acordo com a tabela de pagamentos, já assinada pelo secretário Roberto Wagner, os servidores aposentados e pensionistas do Instituto Previdenciário Municipal (IPM) recebem seus proventos na quinta-feira (27). Já os funcionários das demais secretarias da administração direta e indireta recebem na sexta-feira (28). Os pagamentos são feitos através do Banco do Brasil (BB).

Reajuste – O prefeito Luciano Cartaxo anunciou o reajuste de 8% para os servidores municipais no início deste mês. Segundo ele o aumento linear representa um ganho real de 36,98% para os efetivos, aposentados e pensionistas. O valor foi determinado a partir de diálogos na Mesa Permanente de Negociações, entre as secretarias e as categorias, levando em conta o respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal e o limite prudencial.

Para a categoria dos profissionais do magistério, o reajuste salarial aconteceu no primeiro mês de gestão. Em janeiro, Luciano Cartaxo anunciou que os professores teriam os salários reajustados em 10%. Em fevereiro, foi a vez dos agentes auditores fiscais da Secretaria da Receita Municipal (Serem) receberem seus salários com reajuste. Após negociações com a categoria, eles receberam 7,79% de aumento.



Fonte: ASCOM/PMJP

domingo, 16 de junho de 2013

Alunos da PMJP farão teste para medir qualidade do ensino

De forma inovadora, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai avaliar, por meio de uma prova, o nível de conhecimento dos alunos da rede municipal de ensino. A estimativa é que 8 mil estudantes do 5º e 9º ano façam o exame, aplicado na próxima segunda (17) e terça-feira (18) em todas as escolas do Ensino Fundamental.

Os testes seguem os mesmos parâmetros da ‘Prova Brasil’. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita diagnosticar, avaliar e melhorar a qualidade do ensino oferecido às crianças. “A gestão está tendo a preocupação de saber se o alunado está aprendendo os conteúdos próprios de cada série. A partir das informações obtidas pela avaliação, os docentes terão condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir, positivamente, no processo de aprendizagem”, disse o secretário de Educação, Luiz Sousa Júnior.

A prova é composta por 44 questões, sendo 22 de língua portuguesa e 22 de matemática para o 5º ano, e por 52 questões, sendo 26 de língua portuguesa e 26 de matemática para o 9º ano. Após este processo, o professor da Universidade Federal da Paraíba, Aléssio Almeida, fará um tratamento estatístico para estimação dos parâmetros e da proficiência dos estudantes com base no modelo da Teoria da Reposta ao Item (TRI), seguindo padrões internacionais.

Orientação – Durante essa semana, os gestores das escolas municipais se reuniram com o professor Aléssio, que passou orientações sobre a estrutura de formatação do Caderno de Provas e sobre o processo metodológico envolvido no processo de correção e análise dos resultados. O encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Na oportunidade, os diretores fizeram uma avaliação do semestre para diagnosticar os problemas pedagógicos de cada unidade. “A partir dos depoimentos colhidos iremos fazer um acompanhamento do segundo semestre e projetar uma segunda avaliação no final do ano”, explicou Gilberto Cruz, diretor de Gestão Curricular da Sedec.

Prova Brasil – O exame é aplicado a cada dois anos para alunos do 5º e 9º ano do fundamental. O resultado é um dos valores usados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Nesta edição, as provas acontecem em novembro.

TRI – A Teoria da Resposta ao Item representa um conjunto de modelos matemáticos que relacionam traços latentes de um individuo com a sua probabilidade de responder um dado item, sendo uma abordagem metodológica presente na psicometria.

Na área educacional, a TRI é amplamente utilizada para elaboração e correção de testes padronizados, servindo, dentre tantos aspectos, para estimar o nível de proficiência/habilidade dos alunos. De forma geral, o modelo logístico de 3 parâmetros (discriminação, dificuldade e acerto casual) unidimensional é a modelagem geralmente utilizada para aplicações em educação.



Fonte: ASCOM/PMJP

sábado, 8 de junho de 2013

‘VI Semana Municipal de Políticas Educativas’ tem início neste domingo

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), está apoiando a ‘VI Semana Municipal de Políticas Educativas Sobre Álcool e Outras Drogas’, que será realizada no período de 9 a 15 deste mês. A solenidade de abertura será neste domingo (9), logo após o encerramento do III Passeio Ciclístico da Semana do Meio Ambiente, no Largo da Gameleira, em Tambaú.

O evento é uma organização do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad). Segundo informações da secretária executiva da entidade, Maria da Guia Oliveira, a programação envolve atividades durante toda a semana, começando com um debate, na segunda-feira (10) sobre ‘Prevenção às Drogas na Escola’. O encontro acontece na Escola Municipal João Gadelha, no bairro de Mangabeira I, nos dois turnos – manhã (9h) e tarde (15h).

O debate se repetirá na terça-feira (11), às 8h, na Escola Olho do Tempo, no Colinas do Sul e às 15 horas, na Escola Municipal João Monteiro, no conjunto residencial José Vieira Diniz.

Na quarta-feira (12), às 10h, haverá um ciclo de debates sobre “Internação Involuntária e Compulsória do Dependente Químico”, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com operadores do Direito e o público em geral.

No mesmo dia, às 20h, haverá a Conferência de abertura do Congresso Brasileiro Sobre Saúde Mental e Dependência Química, no auditório do Centro de Humanas Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB). O congresso se encerrará no dia 14, com a conferência de encerramento, no horário das 8 às 18h.

A Semana se encerrará no sábado (15), às 9h, com a realização da Oficina ‘Fé e Prevenção’, na Escola Estadual Pedro Lins. O evento também conta com a parceria das Secretarias Municipal de Saúde (SMS) e Educação (Sedec), Maçonaria, OAB e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Outras informações pelo telefone do Comad, 3218-5671, ou pelo blog da instituição – comadjp.blogspot.com.



Fonte: ASCOM/PMJP

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Juizado tem mais de 3 mil ações de violência contra a mulher na Paraíba


Inaugurado há apenas um ano e meio, o Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na Paraíba já registra números alarmantes, desde a inauguração em janeiro 2012 até agora, um total de 1.236 processos já foram julgados e outras 3.067 ações estão aguardando julgamento, passando pelas fases de audiência e coletas de provas. Antes de seguirem para o Juizado, onde são analisados, os casos passam pela Delegacia da Mulher.

Nesse mesmo período, de janeiro de 2012 até agora, a Delegacia da Mulher e o Ministério Público do Estado já ofereceram 664 denúncias de violência doméstica. Para a juíza Rita de Cássia Andrade, responsável pelo juizado, a demanda surpreende.

“Mesmo se tratando que aqui não tem processos que tiveram origem aqui, foram processos também que foram carreados de outras varas, mas dado o contingente, o número que já foram julgados, eu acredito que realmente é uma demanda muito grande, em relação ao tipo de crime que a gente julga e afora aqueles que vêm acontecendo, e que são de competência do Tribunal do Júri”, explicou a juíza.

Em apenas nove dias, três casos de violência contra a mulher foram registrados no Estado. Na manhã desta segunda-feira (3) uma dona de casa de 30 anos foi encontrada morta, na mata do Jacarapé com sinais de asfixia. De acordo com parentes da vítima, o seu companheiro seria o principal suspeito do assassinato.

Na Sexta-feira (31) a garota de programa Natália Clementino Costa, de 25 anos, foi encontrada morta dentro de um carro no bairro Jardim Aeroclube, área nobre da capital paraibana, a jovem estava semi-nua e o corpo apresentava sinais de violência sexual.

No sábado 25 de maio, o corpo de uma dona de casa de 37 anos, foi encontrado enterrado no quintal da própria casa, no município de Pedras de Fogo, que fica a 52 quilômetros da capital João Pessoa. O marido da vítima é o suspeito de ter assassinado a mulher e enterrado o corpo.

Dados do Centro da Mulher 8 de Março, mostram que este ano 35 mulheres já foram assassinadas, vítimas de violência doméstica aqui na Paraíba. De janeiro até agora, também aconteceram 29 tentativas de homicídio. Das 127 mulheres executadas em 2012 no Estado, 50 casos foram por violência doméstica e familiar. O centro que funciona como organização não governamental há 23 anos, luta pela defesa dos direitos da mulher, acolhe vítimas, encaminha denúncias e dá apoio físico e psicológico para mulheres que sofreram algum tipo de abuso.

“A mulher quando procura um local desse, como o Centro da Mulher 8 de Março, ela vem transtornada, ela vem totalmente transtornada, devido a violência que ela sofre, então quando ela chega aqui, ela encontra esse abrigo, esse acolhimento de todas nós, é aí que nós entendemos que nosso trabalho vale a pena”,  disse Irene Marinheiro , coordenadora do Centro da Mulher 8 de Março.



Fonte: G1

Exposição revela expressão artística de dependentes químicos em tratamento

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lança nesta quarta-feira (5), a exposição coletiva ‘Um olhar sobre a arte na expressão dos dependentes químicos, às 10h30, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Os autores dos trabalhos são 12 servidores municipais, que estão em tratamento no Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos (CRDQ) da PMJP.

A mostra é promovida pela Secretaria de Administração (Sead), órgão responsável pelo CRDQ e se estende até o próximo dia 30, aberta à visitação no segundo pavimento da Torre Mirante, exceto às segundas-feiras. Durante a abertura, também haverá a apresentação do grupo musical do Instituto Previdenciário Municipal (IPM). A primeira-dama Maísa Cartaxo, que já está acompanhando o trabalho do CRDQ, participará da solenidade de abertura da exposição.

O secretário de Administração, Roberto Wagner Mariz Queiroga, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela PMJP junto aos seus servidores, dando o suporte necessário também para aqueles que se tornam dependentes de álcool e drogas. “A Prefeitura demonstra preocupação com todos os seus servidores e esta exposição é também uma forma de valorizá-los, mostrando que mesmo com problemas, eles são capazes de realizar um excelente trabalho artístico”, disse.

O secretário-adjunto da Sead, Thiago Lucena, afirmou que o CRDQ já existe há quase doze anos, contribuindo para a recuperação dos servidores municipais. “O uso de drogas afeta não só ao usuário, mas toda a família e comunidade em volta, inclusive no ambiente de trabalho. Por isso, a Prefeitura tem dedicado um espaço, como é o CRDQ, para ajudar os funcionários nesta situação. Assim, temos tido exemplos de sucesso com servidores recuperados e livres das drogas”, declarou.

Arte terapia – De acordo com o arte educador do CRDQ, o artista Dadá Venceslau, a mostra é resultado do trabalho de arte terapia desenvolvido com os servidores que são atendidos no Centro de Reabilitação. “No CRDQ eles participam de uma série de atividades, dentre elas as aulas de artes, onde eles se ocupam através da imaginação e criação de peças artísticas, como a pintura, esculturas e instalações”, disse.

Segundo Dadá Venceslau, que estará presente na abertura da exposição junto aos 12 artistas, o público poderá acompanhar parte do trabalho que eles desenvolvem com materiais reciclados e tela, papelão, madeira, tecidos e argila, entre outros. “É uma arte muito colorida. Logo que iniciam as aulas, eles chegam ali para ‘soltar os bichos’, mas depois a arte vai mudando, ganha cor e recebe a influência de outros artistas que lhes são apresentados nas aulas e nas visitações que fazemos a exposições”, afirmou.

Tratamento – Os servidores da Prefeitura envolvidos com álcool e outras drogas são encaminhados pelas secretarias de origem ao CRDQ e, lá, participam de atividades e terapias de autoajuda com acompanhamento psicológico, em terapias individuais e em grupo, além de oficinas de arte. Eles também passam por atendimento psiquiátrico e recebem encaminhamento para realização de outros exames.

O tratamento dura, em média, um ano e, neste período, o servidor fica afastado para se tratar. Os familiares também são incluídos nesse processo e passam por acompanhamento psicológico, já que todos são impactados pelo problema. Após o tratamento o usuário permanece participando de sessões semanais na instituição.


Fonte: ASCOM/PMJP

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Luciano Cartaxo anuncia reajuste de 8% para o funcionalismo municipal


O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, na manhã desta segunda-feira (3), reajuste salarial de 8% para os servidores da Prefeitura Municipal (PMJP). O percentual foi divulgado durante evento no Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal. Na oportunidade, o prefeito ainda anunciou o pagamento da primeira parte do 13º, que acontecerá no próximo dia 17 de junho. O pagamento dos salários referentes ao mês de junho acontecerá nos dias 27 e 28 do mês.

Durante a solenidade, Luciano Cartaxo destacou todo o respeito e diálogo que marcou o processo de negociação entre o Município e os representantes das categorias. “Este reajuste é importante não só pelo valor anunciado, mas pela forma como ele foi construído, com respeito, valorização e muito diálogo”, declarou Luciano Cartaxo. “Quando reunimos todas as entidades envolvidas no processo em uma mesa de negociação, significa dizer que o Governo está cumprindo o compromisso de respeitar seus trabalhadores. Nosso Governo nunca vai deixar de beneficiar os servidores”, garantiu o prefeito.

O resultado de todo o processo foi o anúncio do reajuste linear de 8% para os servidores efetivos, aposentados e pensionistas, o que representa um ganho real de 36,98%. Com o aumento salarial, a folha de pagamento do Município chega à soma de R$ 60 milhões ao mês.

De acordo com o secretário municipal da Administração, Roberto Wagner, o processo foi longo pela determinação do prefeito em preservar a valorização do servidor, aliado ao respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal e ao Limite Prudencial. “Foi um trabalho conjunto, que envolveu diversas Secretarias e que culminou com esse resultado tão positivo anunciado hoje pelo prefeito”, declarou.

Mesa de negociação – A manutenção da mesa de negociação permanente, que envolve representante das categorias profissionais, da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, também vai garantir outros benefícios. De acordo com o prefeito, as conversas vão possibilitar a criação da data-base para anúncio do reajuste anual para os servidores.

Além disso, Luciano Cartaxo assegurou a elaboração do decreto que vai regulamentar a terceira e última etapa do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores. “Com isso poderemos assegurar a progressão salarial por títulos, formação e por mérito”, explicou.

Categorias – Diversos representantes de categorias profissionais da PMJP estiveram presentes durante o anúncio, além de entidades trabalhistas como a Central Única dos Trabalhadores (CUT). “O prefeito Luciano Cartaxo está reconhecendo o funcionalismo como se deve. Nós, da CUT, reconhecemos o esforço e determinação do prefeito e nos sentimos na obrigação de nos colocar a disposição para contribuir com o Município”, destacou o presidente da entidade, Paulo Marcelo.

O presidente do Fórum dos Servidores Municipais, Daniel de Assis, afirmou que as categorias estão passando por uma nova fase no que se refere à relação com a Prefeitura. “É um momento onde as associações e sindicatos podem trazer suas propostas para discutir com o Poder Público e o reajuste de 2013 foi o primeiro teste”, destacou. “Avançamos em muitos pontos e tenho certeza que isso vai refletir na qualidade do serviço oferecido pela PMJP, já que um servidor motivado apresenta melhores resultados”, previu.

Presenças - O evento ainda contou com a participação do gerente-geral de Agência do Banco do Brasil, Marcelo Gondin, e dos vereadores Marcos Vinícius, Djanilson Fonseca, Marmuthe Cavalcante, Raoni Mendes, Santino e Benilton Lucena.



Fonte:ASCOM/PMJP