domingo, 6 de outubro de 2013

USFs da Capital abrem aos sábados durante Outubro Rosa

 Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da rede municipal de João Pessoa vão estar abertas aos sábados durante o mês de outubro. A iniciativa faz parte do projeto ‘Outubro Rosa’, no qual a Prefeitura Municipal de João Pessoa participa (PMJP) com o objetivo de mostrar às mulheres e à sociedade a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Todas as equipes estarão atendendo a população das 8h às 12h, no intuito de aumentar a demanda da mamografia de rastreamento. Também serão realizados exames clínicos e coleta de citológico. Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fornece, aproximadamente, cinco mil exames de mamografia por mês, o que equivale a 60 mil ao ano.

Para o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a PMJP tem uma oferta satisfatória de mamografias, mas a SMS necessita do apoio da população para ampliar os exames realizados. “Temos que vencer as barreiras culturais, como o medo do diagnóstico e a vergonha de realizar o exame. O que tem de ser entendido é que, com o diagnóstico precoce, as chances de se curar completamente são muito grandes”, salientou.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Bárbara Wanderley, a decisão de abrir aos sábados foi uma maneira que a SMS encontrou para dar mais oportunidade às mulheres de realizarem os exames preventivos. “O que pretendemos é ampliar a quantidade de procedimentos para impedir que mais mulheres sofram as consequências do câncer de mama”, destacou.

Ela enfatizou que outras medidas, como a conscientização dos profissionais da rede para a importância do exame e a possibilidade de o enfermeiro solicitar o procedimento, também servirão como forma de ampliar os exames realizados.

As unidades de saúde não estarão abertas no sábado dia 12 em razão do feriado religioso da padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida. As ações voltadas às mulheres, no entanto, serão oferecidas na sexta-feira (11).



Fonte: ASCOM/PMJP