domingo, 21 de setembro de 2014

Disque Denúncia 123 é pioneiro e referência no Brasil


O Governo da Paraíba criou o serviço “Disque Denúncia Estadual 123″, que tem como objetivo monitorar qualquer indício ou suspeita de violação dos direitos humanos individuais ou coletivos. O Decreto número 35.277, de 22 de agosto de 2014, foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição de sábado 23.  

O programa Disque 123 é executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), em parceria com o Centro da Mulher 8 de Março, e foi implantado com o objetivo de contribuir para a redução da violência.

A Paraíba foi o estado pioneiro na descentralização e implantação de um Disque Denúncia local por iniciativa da SEDH, que atua como órgão gestor da política de assistência social, responsável em articular ações envolvendo todos os municípios visando a melhor qualidade de vida da população.

Compete ao novo serviço receber, dentre outras ações, examinar e encaminhar denúncias e reclamações sobe violações de direitos humanos que envolvem crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência física. As denúncias também podem ser anônimas.

Serviço:
O Disque Denúncia 123 funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, no horário das 7h às 22h.
Ao Disque Denúncia 123 compete ainda propor a celebração de termos de cooperação e convênios com órgãos públicos ou organizações da sociedade que exerçam atividades congêneres e promover a criação de núcleos de atendimento nos municípios.

Fonte: ASCOM/GOVPB com Blog Direitos Violados

Nenhum comentário:

Postar um comentário