sábado, 25 de julho de 2015

Prefeitura orienta população sobre os cuidados na escolha das mudas de árvores



João Pessoa é conhecida como uma cidade onde a população faz questão de preservar suas áreas verdes. Nos quintais e jardins é fácil encontrar pés de jambeiros, castanholas, cajueiros e outras espécies de árvores. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), respeitando essa tradição e cuidando do nosso patrimônio ambiental, tem desenvolvido uma série de ações para manter as áreas verdes e orientar a população sobre o cultivo de novas mudas de árvores.

O Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que fica no Valentina Figueiredo, na Granja Sesc Gravatá, é o local onde nascem as mudas de árvores que são utilizadas no plantio urbano da cidade. Uma equipe composta por jardineiros, engenheiro agrônomo e biólogos faz a pesquisa e o preparo das futuras árvores. As sementes de árvores nativas são coletadas na região da Paraíba e Pernambuco e tratadas no Viveiro. “Damos preferência às mudas nativas, pois elas se adaptam melhor ao nosso clima e crescem mais saudáveis. Essa é uma prioridade do Viveiro”, destacou o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, chefe da Divisão e Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam.

viveiro_seman_foto_gilbertofirmino (87) 
Orientação à população – Qualquer cidadão pode se dirigir ao Viveiro e pegar a sua muda de árvore. É fornecida uma muda por pessoa. No local é preenchida uma ficha com os dados e são repassadas as orientações sobre o local adequado para o plantio.

Anderson Fontes lembra ainda que é preciso cuidado na hora da escolha das mudas. “Algumas árvores têm raízes que se espalham pela calçada e podem comprometer a estrutura. É preciso ainda saber se há redes de esgoto ou fiação no local do plantio para que se escolha uma muda que tenha raízes adequadas. Do contrário vamos perder a muda e não queremos de forma alguma que essa árvore, quando adulta, seja retirada do local. Essa medida drástica é feita em último caso, quando não há como recuperar a planta”, conclui.

A secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira, ressaltou que a produção de mudas é um dos braços das ações ambientais da PMJP. “Em 2013 e 2014 nós produzimos, plantamos e distribuímos 58.428 mil mudas de árvores nativas, como parte da política de arborização urbana da cidade. O cuidado com o patrimônio ambiental da cidade também se dá com a Educação Ambiental nos licenciamentos, na fiscalização e em campanhas específicas”, concluiu.

Até o fim de 2015, a PMJP deverá ter produzido 50 mil mudas de árvores nativas no Viveiro Municipal. Para ter mais informações sobre como adquirir uma muda o cidadão pode ligar para o telefone 3264 1680, número da Divar.


Fonte: ASCOM/PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário