sábado, 30 de maio de 2015

Ato do PGJ cria o Núcleo de Promoção da Paternidade Nome Legal – Nupar

A edição da última quarta-feira (27) do Diário Oficial Eletrônico (DOE) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) trouxe a publicação do ato do procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Afora, que instala a Secretaria da Promotoria de Justiça de Família e Sucessões de João Pessoa e cria o Núcleo de Promoção da Paternidade Nome Legal (Nupar Nome Legal), com atuação em todo o estado. “É a nossa necessidade de se ampliar e aprimorar as atividades do Ministério Público na defesa dos direitos individuais indisponíveis relativos à paternidade”, justifica o procurador-geral no ato.


No início deste mês de maio, os procuradores de Justiça integrantes do Conselho Superior do Ministério Público (MPPB) aprovaram por unanimidade o enunciado que reconhece o trabalho dos promotores de Justiça que venham a atuar no Nupar, para serem avaliados e pontuados positivamente como contribuição para o aperfeiçoamento institucional do MPPB, quando nas análises para remoção e promoção dos membros da instituição.
A deliberação do Conselho em favor do enunciado ocorreu depois de um pronunciamento da promotora de Justiça Paula da Silva Camillo Amorim, coordenadora do Centro de Apoio Operacional (Caop) às Promotorias de Justiça Cíveis e de Família, que também já esteve à frente do 'Projeto Nome Legal'.
“O apoio do Conselho foi essencial para que o 'Projeto Nome Legal' fosse institucionalizado, evoluindo de 'projeto', que tem começo, meio e fim, para o 'Nupar Nome Legal', e siga gerando frutos, modificando a vida das crianças e adolescentes do nosso estado, e de quebra trazendo um imenso reconhecimento social do trabalho do Ministério Público paraibano”, disse a promotora aos conselheiros na oportunidade.
O 'Projeto Nome Legal' foi lançado no primeiro planejamento estratégico do MPPB, em 2011, sendo o único projeto reeditado no segundo ano do planejamento estratégico. O 'Nome Legal' ficou em andamento no Ministério Público da Paraíba de 2011 a março deste ano.
De 2011 até este ano, o 'Nome Legal' teve como principais parceiros o Hemocentro da Paraíba, que garantiu o exame de DNA de maneira gratuita; a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado da Paraíba (Arpen-PB), possibilitando a entrega da segunda via da Certidão de Nascimento devidamente averbada com o nome do pai, totalmente gratuito; as Secretarias Municipais da Educação; e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que confeccionou o exemplo do 'Nome Legal' do MPPB em cartilhas, em três línguas (espanhol, inglês e francês), para campanhas realizadas em países da América Latina e da África.

Fonte: ASCOM/MPPB

PMJP lança projeto que leva a educação no trânsito para o ensino escolar

Transformar os professores em multiplicadores da educação no trânsito. Este é o objetivo do projeto ‘Mobilizando a Escola para o Trânsito’, lançado pelo prefeito Luciano Cartaxo na tarde desta sexta-feira (29). A iniciativa pretende atingir 400 professores da Rede Municipal de Ensino, que vão se aprofundar nas noções de trânsito para que possam formar alunos conscientes do papel de todos para um trânsito seguro.
CampanhaTrânsitonaEscola_foto__JulianaSantos 275
“Precisamos criar cidadãos mais críticos e preparados para enfrentar o trânsito”, destacou o prefeito. “Com esta iniciativa estamos levando isso para dentro das escolas, onde essa ideia pode ser assimilada de forma natural. Com a formação de uma geração que se comporte melhor no trânsito podemos salvar muitas vidas inocentes”, complementou.
O superintendente de Mobilidade Urbana do Município, Roberto Pinto, destacou todo o trabalho de conscientização que tem sido desenvolvido pela Semob. “Temos feito campanhas, ações de ruas e recentemente recebemos uma van entregue pelo prefeito para a equipe de Educação no Trânsito. Nós sabemos que só pode existir um futuro melhor com a mudança na cultura de conduta dos motoristas”, declarou.
As aulas contarão com disciplinas de origem e evolução do trânsito, noções básicas de legislação de trânsito, comportamento adequado no trânsito e didática da educação. “A intenção é que o professor tenha todo o entendimento de trânsito para que possa passar isso ao aluno diariamente de forma transversal, vinculado ao ensino de outras disciplinas e sem cobranças”, explicou a coordenadora de Educação no Trânsito da Semob, Gilmara Branquinho.
CampanhaTrânsitonaEscola_foto__JulianaSantos 320Curso esperado – A professora Dejanilda Barros, que leciona no primeiro ano do Ensino Fundamental, acredita que o curso vai trazer bons resultados. “Tenho alunos que precisam atravessar vias movimentadas pra chegarem em casa e eu sempre senti essa necessidade de orientá-los desde cedo, por isso sempre fiz atividades nesse sentido. Nunca tivemos a oportunidade de sermos preparadas especificamente para isso e por esse motivo fiz questão de participar”, declarou.
Josiane Maria Golzio, que é professora do Ensino Fundamental II, diz que essa é uma oportunidade de conhecer formas de abordagens também para estudantes mais velhos. “Essas são noções fundamentais para segurança de todos e os alunos precisam conviver com isto desde cedo. Minha preocupação é passar esse conhecimento de acordo com a faixa etária dos meus alunos”, explicou.
A secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira, destacou que estas crianças também podem assumir um papel fundamental, servindo como fio condutor dessas informações para a família. “Temos cerca de 70 mil alunos no município e essas crianças podem virar protagonistas desse trabalho, ampliando muito o poder de alcance dessa iniciativa”, afirmou.CampanhaTrânsitonaEscola_foto__JulianaSantos 182
As aulas – O curso será oferecido no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), localizado na Avenida Beira Rio. As turmas vão contar com 50 alunos cada, com aulas duas vezes na semana, pela manhã ou pela tarde, a depender do turno de trabalho do professor. A duração é de cinco semanas, o que totaliza 50 horas entre disciplina e avaliação.
Os professores que desejarem participar devem se inscrever na página oficial da Prefeitura de João Pessoa na internet: www.joaopessoa.pb.gov.br.
Solenidade – O evento de lançamento da campanha contou com a participação do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Jéferson Costa; do diretor de Operações do Detran-PB, Orlando Soares; do gerente de Transportes do DER, Fleminz Cabral; e do representante do BPTran, Major Castro.

Fonte: ASCOM/PMJP

segunda-feira, 25 de maio de 2015

CRM-PB orienta médicos sobre busca de crianças desaparecidas



Os hospitais infantis Arlinda Marques, Valentina Figueiredo e a Assistência Médica Infantil da Paraíba - Amip, todos em João Pessoa, receberam hoje, segunda-feira (25), Dia Internacional da Criança Desaparecida, a visita da Caravana Nacional dos Conselhos Regionais de Medicina.  A ação ocorreu simultaneamente em todo o país pelos conselhos regionais, em busca de sensibilizar e chamar a atenção dos médicos e da sociedade para o problema.
Ele disse ainda que categoria médica precisa ficar atenta aos casos de desaparecimento divulgados pela imprensa e nos canais oficiais, já que em algum momento as pessoas podem passar por uma unidade de saúde e precisar de um tratamento médico. “Na consulta, o médico pode observar como a criança ou adolescente se comporta com o acompanhante, se tem marcas de violência, se está com os documentos de identificação, entre outros pontos importantes”, ressaltou o conselheiro.De acordo com o conselheiro do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, o objetivo das visitas é de mobilizar médicos e outros profissionais da saúde a colaborarem com a busca das crianças desaparecidas e ainda orientar pais e responsáveis para evitar o problema.
Ausência de dados no estado

Dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina, apontam que, por ano, 50 mil crianças somem no país e cerca de 250 mil casos ainda não foram solucionados. Apesar disso, o estado da Paraíba,  não possui estatísticas do número de desaparecidos. No Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidas aparecem apenas os dados de 17 estados e a Paraíba não está incluída.

A promotora da Infância e Juventude, Soraya Escorel, comentou que a falta de dados sobre o problema no estado ocorre pela ausência de uma delegacia específica para o registro dos desaparecimentos infantis, sendo assim, quando uma criança desparece os familiares podem registrar um boletim de ocorrência em qualquer delegacia. Segundo a promotora, os dados deveriam ser disponibilizados pela Secretaria Segurança e Defesa Social (Seds). O G1 entrou em contato com a Seds, mas não teve respostas sobre os dados.
A promotora ressalta também que muitas vezes o registro do desaparecimento de crianças e adolescentes só ocorre após 24h da perda. “A mentalidade da população ainda é de esperar para registrar o desaparecimento à polícia, mas esse registro precisa ser imediato, para que as buscas sejam iniciadas o mais rápido possível.”, disse Soraya.

Fonte: G1PB

Dia Nacional de Adoção é lembrado com atividades realizada no Ponto de Cem Réis

No Dia Nacional de Adoção (25), termina a série de eventos promovidos pela Comissão Estadual de Adoção (Ceja), órgão subordinado à Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba junto ao Grupo de Estudos e Apoio à Adoção(GEAD). No Ponto de Cem Réis, no centro da cidade, foi colocado um stand com painel educativo exposto durante o dia todo, com o objetivo de informar à população sobre o tema em questão.
De acordo com a educadora e presidente do GEAD, Lenilde Cordeiro, o Grupo é formado por profissionais em psicologia e assistência social que tem interesse na causa e voluntariamente trabalham para seu funcionamento.
“Trabalhamos sempre em parceria com o Poder Judiciário, através da Ceja. Também contamos com a colaboração de pais adotivos e pretendentes à adoção, que chegam em busca de orientação e fazem cursos oferecidos pelo GEAD. Na última semana, fizemos uma série de atividades para dar voz a essas crianças e lembrarmos à sociedade que existem crianças esperando uma família para ser chamado de filho(a)”, declarou a presidente.
A mãe adotiva, Valéria Passos, disse ter se sentido seduzida há oito anos, quando conheceu sua filha de um ano e meio em um abrigo que não detectou a deficiência auditiva dela. Após nove meses brigando na Justiça para obter sua guarda, decidiu participar de grupos de apoio à adoção para compartilhar um pouco de sua experiência. “Eu é que me sinto adotada por minha filha”, declarou.
Valéria Passos falou de sua experiência, na caminho da adoção.“Conheci o GEAD através do Encontro Nacional de Grupos de Apoio à Adoção. Ele é a segunda casa pra quem tem interesse e dúvida em adotar, porque muitos querem a criança ideal, mas as que estão nas Casas de Acolhimento são as crianças reais. E a realidade é bem diferente de tudo aquilo que imaginamos. Nós somos voluntários lá e estamos sempre dispostos a atender quem nos procura”, revelou.
Pela manhã foi lançado, na Escola Cidade Viva, o IX Concurso de Desenho e Redação com o tema “ Adoção: gerado pra mim”, para alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas e privadas de João Pessoa e Região Metropolitana.
A secretária administrativa da Ceano e a premiação deve ocorrer em dezembro. “O objetivo desse concurso é esclarecer, divulgar e incentivar o tema da adoção para que as crianças sejam educadas desde cedo a acabar com o preconceito. Estamos buscando parceiros para o patrocínio da premiação. Até o ano passado, os primeiros lugares de cada série receberam notebooks. Vamos tentar manter esses prêmios”, revelou.
Fonte: http://www.tjpb.jus.br/ Jullyane Baltar (estagiária)

sábado, 23 de maio de 2015

PB tem uma denúncia de violência sexual infantojuvenil a cada 16 horas


(1 2 3 - Disque Denúncia PB)
A cada 16 horas, uma nova denúncia de violência sexual contra crianças e adolescentes é feita na Paraíba. Segundo dados do Disque 100, divulgados na última segunda-feira (18) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Estado teve 136 denúncias do tipo no primeiro trimestre de 2015.
A Paraíba aparece na 14ª colocação do ranking nacional e em 5º entre os estados do Nordeste. Em números absolutos, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia concentraram entre janeiro e março deste ano os maiores quantitativos de denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. Em contrapartida, as menores demandas referem-se aos estados de Roraima, Amapá e Tocantins.
Por isso, segundo Gabrielle, o Governo Estadual decidiu fazer seu próprio serviço para receber denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos, o Disque 123. De acordo com Gabrielle, de 1º de janeiro até esta segunda-feira (18), o canal recebeu 18 denúncias. Em todo o ano de 2014, foram 92 denúncias.De acordo com o levantamento da SDH, a violência sexual é a quarta violação mais recorrente contra crianças e adolescentes denunciada no Disque Direitos Humanos. 
O serviço do Disque 100 funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações são feitas de qualquer terminal telefônico (fixo ou móvel) por meio da discagem direta do número 100. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante. As demandas recebidas são encaminhadas, no prazo máximo de 24 horas, aos órgãos competentes para apuração das responsabilidades.
Segundo a gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Gabrielle Andrade, o número de denúncias é alto, mas é possível que haja uma “supernotificação”. “O Disque 100 recebe a denúncia e encaminha para vários órgãos, a exemplo dos Creas [Centros de Referência Especializados da Assistência Social] e do Ministério Público. O problema é que eles contabilizam cada encaminhamento, então um caso pode ser contabilizado mais de uma vez. Essa é uma problemática enfrentada em todos os estados e nós já levamos essa questão para a coordenação do canal”, explicou.


Além do Disque 123, a Sedh tem outros programas, projetos e serviços para atender a situações de violência sexual contra crianças e adolescentes. Os Creas atendem às crianças que sofreram violências e também às famílias delas. São 26 unidades estaduais espalhadas por mais de 150 cidades, além de 78 municipais. No ano de 2014, cerca de 500 casos desse tipo foram atendidos pelos Creas, com apoio de equipes especializadas.
Outra atividade desenvolvida no estado é o Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), que atende a crianças e adolescentes que foram revitimizadas por meio de ameaças. “Às vezes acontece por elas falarem que sofreram o abuso, que foram exploradas. Então nós damos proteção a essas crianças”, comentou Gabrielle. As vítimas que sofreram ameaças de morte são acomodadas em um local seguro, onde recebem acompanhamento de equipe multiprofissional. O programa é sigiloso.
A Sedh ainda oferece capacitação para os Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais de Direito, que fazem atendimentos nos municípios. Outra atividade é a realização de campanhas de enfrentamento à violência sexual infantil permanentes, com o objetivo de mobilizar a população e sensibilizar a sociedade. Ainda neste mês, será lançada uma campanha com foco na denúncia. que deve ser feita pelo Disque Estadual 123.
Fonte: G1PB

As piores formas de trabalho infantil


As piores formas de trabalho infantil são uma forma de classificação adotada por vários países para definir as atividades que mais oferecem riscos à saúde, ao desenvolvimento e à moral das crianças e dos adolescentes.

Proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Convenção 182, as piores formas de trabalho infantil se incluem nos seguintes critérios de classificação:

Infográfico
Ratificada pelo Brasil, a Convenção foi adotada no país em 2008 por meio do Decreto 6.481, que lista mais de 90 atividades e descreve os riscos que crianças e adolescentes correm desenvolvendo tais trabalhos e também as repercussões à saúde – é a Lista TIP.

Por aqui, entre as atividades consideradas as piores formas de trabalho infantil, há muitas que são recorrentes e frequentemente admitidas pela sociedade. Veja alguns exemplos:

AtividadeQuais riscos
Comércio ambulante
Guardador de carros
Carregador nas feiras
Guia turístico
Nas ruas, as crianças ficam expostas à violência, drogas, assédio sexual e tráfico de pessoas. Há riscos de envolvimento em acidentes de trânsito e da exposição ao sol e chuva
Trabalho doméstico
Esforços físicos intensos
Abusos físico, psicológico e sexual
Exposição ao fogo
Agricultura
Esforços físicos intensos
Acidentes com máquinas e instrumentos cortantes
Acidentes com animais peçonhentos
Exposição a agrotóxicos e substâncias tóxicas
Estudar é melhor que trabalhar!
Para ver a lista completa, acesse aqui o Decreto 6.481

No Brasil, a legislação proíbe que pessoas com menos de 18 anos desenvolvam qualquer atividade da Lista TIP. Além disso, o país faz parte do acordo global em que países se comprometeram frente à comunidade internacional a erradicar até 2016 todas as piores formas de trabalho infantil, assumido na Conferência de Haia, em 2010, e reafirmado na 3ª Conferência Global.





Fonte: Portal Pró-Menino

Secretaria da Educação - PB alerta estudantes da rede estadual sobre mudanças no Enem 2015


A Secretaria de Estado da Educação (SEE) informa aos alunos concluintes da rede estadual de ensino que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) 2015 começam na próxima segunda (25) e vão até o dia 5 de junho. As provas ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro com a mesma estrutura das edições anteriores.
Entre as principais mudanças estabelecidas para esta edição destacam-se: os estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e aqueles que declararem carência poderão solicitar isenção da taxa, desde que se façam presentes nas provas, caso contrário, deverão justificar a ausência ou perderão o benefício no próximo ano. Outra novidade é que os estudantes que não estejam no 3º ano do Ensino Médio ou que não tenham concluído essa série não poderão usar a nota da prova como forma de ingresso em universidades.
O cartão de confirmação de inscrição, antes enviado ao endereço dos inscritos homologados através dos correios, agora estará disponível, exclusivamente, no sistema do Inep. O candidato poderá acessá-lo e imprimi-lo. O cartão de inscrição é o documento que contém todas as informações do candidato.
Concorrentes em condições especiais também devem ficar atentos a alterações: quem tem visão monocular pode pedir prova ampliada e em braile, ledor e transcritor; candidatos com discalculia podem pedir auxílio de ledor e de transcritor; travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social e usar banheiros de acordo com a opção sexual deverão fazer a inscrição normalmente e, posteriormente, entre 15 e 26 de junho, devem encaminhar, por meio da página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível on-line.
Horário de início das provas: os portões continuarão fechando às 13h (Horário de Brasília). Mas as provas deverão iniciar às 13h30 para que haja paridade no horário em todas as cidades aplicadoras das provas. No primeiro dia, serão cobrados conteúdos de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, e a prova terá duração de 4h30. No domingo, os candidatos terão 5h30 para responder itens sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e fazer a redação.
No edital, também é possível conferir as especificidades para cada tratamento especial. O MEC justifica as mudanças por motivos de economia e segurança. Veja o edital acessando o portal do MEC: http://enem.inep.gov.br/.

Fonte: ASCOM/GOVPB

Conferência Municipal da Pessoa Idosa será realizada nesta segunda e terça na Capital

O respeito e a não violência contra a pessoa idosa serão pontos de discussão durante a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada nesta segunda (25) e terça-feira (26) no auditório do Hotel Ouro Branco, em Tambaú. O evento começa a partir das 8h e terá como tema central “O Protagonismo e o Empoderamento: Por um País de Todas as Idades”.
A Conferência é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de João Pessoa, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Capital. Marta Moura, secretária da Sedes, destaca que o evento será um espaço de decisões e encaminhamentos para o fortalecimento da luta pelos direitos da pessoa idosa. “O próprio tema já remete a grande importância do evento, quando aponta para um país de todas as idades, onde define uma posição direcionando a perspectiva geracional. A conferência traz uma reflexão sobre o Brasil que queremos em respeito à pessoa idosa, pois todos querem envelhecer com saúde, previdência e lazer”, ressalta.
Eixos temáticos – A construção das propostas da Conferência será subdividida em quatro eixos temáticos para discussão e encaminhamentos através dos Grupos de Trabalho (GTs). O primeiro irá tratar da saúde e previdência, o segundo dará ênfase à assistência social, convivência familiar e comunitária, o terceiro discutirá o financiamento, o quarto o enfrentamento à violência e a mobilização e, por fim, o quinto sobre a Educação Intergeracional.
Com relação aos eixos, a secretária afirma que todos atentam para uma perspectiva de reflexão acoplada ao direito, apresentando como direção os princípios básicos da política pública da pessoa idosa. “O mais importante é que a Conferência está sendo construída de forma paritária, com a participação da sociedade civil e o governo. Todos juntos trabalhando para o seu sucesso. Será um momento não só de reflexão, mas de integração”, disse Marta Moura.
Irene Delgado, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de João Pessoa, destaca que o evento será um espaço de discussão para o empoderamento da pessoa idosa. “A pessoa idosa tem que conhecer os seus direitos. Ela precisa se tornar protagonista da sua história, pois ao ser protagonista, ela se empodera, consegue falar mais, denunciar mais, tem consciência da sua situação”, afirma.
Negligência – De acordo com o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Pessoa tem 75.940 idosos, o equivalente a 10,8% da sua população. A Prefeitura Municipal (PMJP) acompanha noventa e dois grupos de convivência, em torno de 6 mil pessoas, em vários serviços e programas sociais.
Irene reconhece que a política pública tem garantido direitos e tem contribuído para o avanço de mais respeito por parte da coletividade. “Esse respeito ainda é muito insipiente diante da falta de compromisso e sensibilidade, sobretudo da família com a pessoa idosa. São ainda muitos os casos de negligência por parte de familiares, que são denunciados e confirmados pelos órgãos de proteção. Ela ocorre de forma sutil dentro da própria casa. É preciso que as pessoas que têm conhecimento disso, se coloquem no lugar da vítima e denunciem. A maior arma contra a violência ainda é a denúncia”, destaca.
Serviços – Todas as unidades da Prefeitura Municipal de João Pessoa atualmente, seja na área de assistência social ou saúde, oferecem serviços destinados a atender a pessoa idosa. Na Sedes, por exemplo, existem treze Centros de Referência da Assistência Social (Cras); quatro Centros Especializados da Assistência Social (Creas), todos preparados para atender pessoas da terceira idade, além dos 92 grupos de convivência.
O governo municipal ainda disponibiliza o Clube da Pessoa Idosa e dois Centros de Práticas Integrativas, localizados nos Bancários e no Valentina Figueiredo. A cidade de João Pessoa também tem a Delegacia e a Curadoria do idoso.
Confira a programação do evento:
Segunda-feira (25)
8h – Acolhimento (Banda Intergeracional Arco Íris e Peti) e credenciamento
9h30 – Mesa de Abertura
10h – Apresentação Cultural:           Grupo Fénix e           Companhia de Dança Helena Holanda
10h30 – Palestra de abertura -Tema: Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades (ministrante: Marta Moura – Assistente Social e secretária Municipal de Desenvolvimento Social;
11h – Almoço
13h – Retorno aos trabalhos
1ª Mesa – Leitura e aprovação do regimento interno da III Conferência Municipal do Idoso. Presidente da mesa: Irene Delgado de Araújo
14h – Trabalhos em Grupos: Construção das propostas por eixos temáticos
Eixo I – Saúde e Previdência. Facilitador (a): Raquel Alvarenga (INSS-PB)
Eixo II – Assistência Social: Convivência Familiar e ComunitáriaFacilitador (a): Maria Cabral (Sesc)
Eixo III – Financiamento. Facilitador (a): Roberto Pereira Rodrigues (Sedes)
Eixo IV – Enfrentamento à Violência e Mobilização. Facilitador (a): Sônia Maria de Paula Maia (Ministério Público)
Eixo V – Educação Intergeracional. Facilitador (a): Flávia Luiza Costa do Rêgo (NIETI-UFPB)
16h – Coffee Break
17h – Encerramento

Terça-feira (26)
8h – Finalização dos trabalhos em grupos por eixos temáticos;
10h – Apresentação e aprovação das propostas em plenária (auditório);
11h30 – Almoço
13h – Apresentação e aprovação das propostas em Plenária (auditório)
15h – Eleição dos Delegados para Conferência Estadual da Pessoa Idosa
16h – Apresentação dos candidatos escolhidos
17h – Encerramento.
 Fonte: ASCOM/PMJP