quinta-feira, 17 de março de 2016

Direito implanta Projeto Integrador do curso

Orientar o discente quanto à inter-relação das competências que serão adquiridas no percurso formativo, sua utilização e importância para a aquisição de novas competências, contempladas nas disciplinas subsequentes, que contribuirão para a aplicabilidade no contexto da área jurídica, esse é o objetivo do Projeto Integrador – PI do curso de Direito. Implantado pela Coordenação do curso no semestre 2016.1, a partir do 4o período, este projeto visa sistematizar os conhecimentos científicos adquiridos pelos estudantes, oferecer aprofundamento e vivência prática profissional mediante a utilização dos conhecimentos em situações reais e o diálogo com temas transversais, inclusive por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.


A Coordenadora Adjunta do Programa Permanente de Capacitação Discente, profa. Waleska Vasconcelos, explicou que a proposta construída pela Coordenadora Adjunta de Atividades Complementares, profa. Márcia Amélia Bicalho, é inovadora. “Nós temos o Programa Permanente de Capacitação Discente, e foi através dele que nós fizemos todas as atividades visando a preparação para as avaliações externas de uma forma geral – OAB, ENADE, Concursos Públicos – preparando o nosso aluno para o mercado de trabalho. E agora contamos com essa proposta da professora Márcia que irá trazer algumas atividades integradoras, que serão realizadas de forma planejada, já a partir do quarto e quinto períodos, sem esquecer turmas concluintes”, comunicou a docente.
“Nós temos o planejamento até 2018, e todos os docentes serão integrados a esse projeto. O que é mais interessante nele é que traz atividades de uma forma mais planejada, promovendo maior interação entre professores e alunos, a partir do início do curso. Nesse primeiro momento, aplicaremos um projeto piloto com as turmas de quarto e quinto períodos que, ao todo, são 24 turmas, sendo 12 de quarto período e 12 de quinto período. Então, implantando esse projeto, nós iremos dar continuidade também a outras atividades que foram desenvolvidas com sucesso, como por exemplo, a oficina desenvolvida pelo prof. Dauri, “Redação e interpretação jurídica”, vamos dar continuidade também a oficina de resolução de questões, colaborar com a preparação do Exame de Ordem, ajudando o prof. Arthur na aplicação de simulados virtuais para as turmas concluintes, e mais uma série de ações planejadas”, finalizou.
A atividade curricular culmina na realização de aulas presenciais e a distância, envolvendo os discentes e docentes do quarto ao nono período. Para tanto, o docente apresentará conteúdos avançados e atualizados das disciplinas que proporcionarão aos discentes um estudo aprofundado destas. O docente contará com uma equipe multidisciplinar que orientará todo o processo do PI. O Projeto Integrador seguirá algumas diretrizes como enfatizar as disciplinas de referência previstas no Projeto Pedagógico do Curso e temas de cidadania, direitos humanos, relações internacionais, de gênero e étnico-raciais; agregará 30 horas aula complementares no período letivo; terá avaliações de desempenho individuais.

 Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

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