quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Mísseis norte-coreanos podem atingir EUA, Rússia, Índia e Japão

Um levantamento feito pela agência de inteligência e estratégia Statista afirma que o Exército norte-coreano já possui mísseis de longo alcance que podem atingir alvos localizados a até 6.000 km de distância do país. Os foguetes disponíveis poderiam levar a suposta “bomba H” que teria sido testada nesta quarta-feira (6).
Dentre os mísseis disponíveis para carregar o explosivo nuclear, o Statista destacou o modelo Taepodong-2, que pode chegar a regiões dos EUA, como o Estado do Alasca, além de atingir também a China, Japão e Rússia.
suposto teste do governo norte-coreano colocou o mundo inteiro em alerta. Mesmo que não seja confirmado que o país possui de fato tecnologia para detonar a "bomba H" — mais poderosa que a tradicional bomba atômica — a comunidade internacional vê com muita cautela a continuidade do projeto militar norte-coreano.
Ultimato da Otan
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou nesta quarta-feira que a Coreia do Norte precisa encerrar seu programa de armas nucleares, somando a voz da aliança militar liderada pelos Estados Unidos à condenação internacional ao suposto teste de Pyongyang com uma bomba de hidrogênio.
"A Coreia do Norte deve abandonar as armas nucleares e os programas existentes de mísseis balísticos e nucleares de forma completa, verificável e irreversível, e se envolver em conversas de desnuclearização críveis e autênticas", disse Stoltenberg em comunicado.
Isolamento extremo
A Coreia do Norte possui um dos maiores exércitos do mundo, com cerca de 1,2 milhão de soldados, 3.500 tanques e dezenas de submarinos. Desde o fim da guerra que separou o país dos sul-coreanos em 1953, não houve um acordo de paz que conseguisse aproximar as duas nações irmãs.
Atualmente, os norte-coreanos vivem em um dos estados mais fechados e isolados do mundo.
Desde que começou a testar armas nucleares, a Coreia do Norte foi fortemente criticada pela comunidade internacional, sendo punida com sanções que isolaram ainda mais a nação asiática.

Fonte: R7

Shoppings e supermercados vão ser fiscalizados para cumprir regras de estacionamento

Estabelecimentos privados como shoppings, supermercados e lojas serão fiscalizados pelos agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, que vão conferir se os locais estão cumprindo a legislação sobre vagas de estacionamentos especiais para idosos e portadores de deficiência. A informação foi dada do Portal Correio, nesta quarta-feira (6), pelo superintendente do órgão, Carlos Batinga.


“Apesar das áreas serem privadas, mas a fiscalização é da Semob. Um comunicado será enviado nos próximos dias aos estabelecimentos para orientá-los sobre a disponibilidade de 5% do estacionamento para vagas especiais. Os espaços reservados deverão estar sinalizados. Caso a lei seja descumprida, o local será multado”, avisou Carlos Batinga.


O superintendente disse ainda que um levantamento das vagas especiais em João Pessoa já é feito. Ele falou que os agentes de trânsito já estão nas ruas para coibir a imprudência de motoristas que estacionarem em vagas reservadas. “É uma política nossa respeitar o estacionamento em calçadas, vagas para idosos e deficientes, além da faixa de pedestres. Caso os agentes encontrem a irregularidade, eles deverão multar os condutores”, avisou.

Desde o dia 1º de janeiro deste ano a multa para o motorista que estacionar em vagas reservadas para idosos e condutores com alguma deficiência teve reajuste de 140%. Aumentou de R$ 53,20 para R$ 127,69. Além disso, ao invés de três pontos, o condutor será punido com 5 pontos na carteira, porque a infração passa de leve para grave. Outro agravante é que o veículo poderá ser removido pela autoridade de trânsito

Outra mudança é que esta regra se aplica apenas as vagas reservadas de estacionamento nas ruas. Quem estacionar nos espaços reservados a idosos e portadores de necessidades em espaços comerciais, como supermercados e shopping centers, também estará sujeita a mesma penalização.

“Para ter acesso às vagas especiais, o motorista deve procurar a Semob, na BR-230, no bairro do Cristo Redentor, e fazer o cadastro. Para isso é necessário documentos que comprovem a idade e a deficiência”, alertou o superintendente Carlos Batinga.

As inovações foram introduzidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a partir da entrada em vigor da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que cria a política Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Foi dado um prazo de seis meses, que venceu agora em janeiro, para esta legislação ser implementada.




Fonte: Portal Correio


Receita Estadual e Detran-PB fazem alerta sobre golpe de boletos do IPVA

A Secretaria de Estado da Receita (SER) e o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) fazem alerta aos contribuintes paraibanos sobre os falsos boletos de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que estão sendo denunciados em várias unidades da federação do País.
A Receita Estadual e o Detran-PB comunicam que os boletos de pagamento para os contribuintes paraibanos, referente ao IPVA 2016, somente deverão chegar nas residências dos proprietários após o dia 15 de janeiro. Os proprietários dos veículos com as placas terminadas nos números 1 e 2 serão os prioritários na programação de entrega dos boletos. A data limite de pagamento do tributo dessas duas placas será o dia 29 de janeiro.
Caso os proprietários de veículos recebam algum boleto físico ou mensagem eletrônica sobre débitos ou boleto do IPVA, devem  consultar e confirmar diretamente no site do Detran-PB a situação de seu veículo, a partir do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e do número da placa.
O proprietário também já pode imprimir, antecipadamente, o boleto do IPVA 2016 pela internet. O portal do Detran-PB já disponibilizou o boleto em seu portal no link http://www.detran.pb.gov.br/index.php/ipva.html. Para acessar, basta informar os números completos da placa do veículo e do Renavam.


Fonte: ASCOM/GOVPB